sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Incompreensível ou incompreendido???

1ª Epístolas aos Coríntio 2.16 diz: "Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. "

Essa é a teoria, mas sinceramente ficamos cada vez mais distantes de comprender-mos o ser humano. Certamente não podemos instruir o Senhor,  mas o Senhor nos chamou e nos capacitou para liderar-mos homens e mulheres e instruí-los.

Sento em meu gabinete pastoral (quando há, pois essa é falha em muitas igrejas, de não haver um local apropriado para conversar com as ovelhas), sendo tardio para falar e pronto para ouvir, conforme instrução bíblica   (Tiago 1:19 Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar.)


E procuro entender fatos e acontecimentos que de tão  inusitados, fogem à nossa compreensão, porém em todos os casos o Senhor nos dá instrução para aconselhar.
Procuro compreender cada pessoa à minha volta, mas o fato é que depois de ouvir, compreender cada ser humano, ele se volta pra mim e diz: Você é incompreensível!!!! Relamente não entendo!!

- Pastor desejo a mulher do meu próximo!
Digo à ele:
- Não cobiçarás a mulher do teu próximo; não desejarás a casa do teu próximo; nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Deuteronômio 5:21.
- O pastor peraí, ele já tem demais, e EU?????
Será que sou incompreensível ou incompreendido?

Interessante pois eu que fiquei meus últimos 8 anos de vida nos bancos de faculdades e seminários, será que não aprendi nada a  ponto de não compreender o ser humano?

Eu passo na nave da igreja, e são tantas pessoas querendo nos falar, que às vezes não falamos com todos.
-O pastor nem olhou pra mim!!! E fica emburrado
Passo aceno com a cabeça e esboço um sorriso.
- Esse pastor é ousado.
Ou até mesmo:
-Ah! Vou sair da igreja porque pastor está rindo da minha cara.

Possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, Efésios 3:18

Mas até hoje o Senhor não vos tem dado um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir. Deuteronômio 29:4

O fato é que acabo sendo vítima de tais homens e mulheres como sendo incompreensível, ou será que sou inconpreendido? Certa feita estava em um almoço de família e alguém me disse:
-Está na hora de fazer mais um filho.
Eu disse:
-Já tenho três, e você só um. Então eu é que te falo está na hora de você fazer mais um.
Claro que aparente foi uma brincadeira inocente, o fato é, que a jovem mãe mudou sua feição e já em casa minha esposa me repreende à mesa dizendo:
-Coloque um freio em sua boca!
-Mas porque? - disse eu.
-Não está vendo que ela passa por problemas e não pode ter mais um?

Caros leitores, como poderia eu imaginar, que uma jovem mãe com um filhinho de um ano de idade já que ter outro? Ou que passa por problemas? Eu diria no mínimo que ela é que é imprudente. Porque? Cuide de seu filhinho, zele, eduque-o, brinque, aproveite esses tenros e sublimes momentos

Porque já querer ter outro filho, se o mesmo ainda usa fraldas?

Incompreensível ou incompreendido?

Pastor Nilton Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário