quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Salvação


Salvação
Mt 18. 11 Porque o Filho do homem veio [salvar] o que se tinha perdido.”
Existe uma verdade fundamental dentro do plano de salvação de Deus: em seu atributos diretos e incomunicaveis, escolheu manifestar tua bondade à um povo que não merecia, perdendo seus pecados. Esse ato de perdão chama-se “A GRAÇA DE DEUS”  Jo 3.16.
Mas a graça não perdoa pecado Rm 6.23, Deus não pode deixar de aplicar sua justiça, contra o pecado, mas o sacrifico vicário  satisfez completamente a justiça divina. O preço do pecado foi pago assim: Rm 8.21.

Porque necessitamos de salvação?

Rm 3. 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.”
Por   causa do homem Adão, todos se tornaram pecadores e deverão receber como castigo, a morte, que é o salário do pecado Rm 6.23.
Em muitas religiões na tentativa de escaparem da condenação, eterna apontam um meio de se salvarem exemplo: boas obras, promessas, sacrifícios.... Porém a base da salvação consiste na  fé e na aceitação do plano redentor na pessoa do Senhor Jesus. At 4. 12 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”

Quem  tem direito à Salvação?

Mt 10.6  “Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel”
Mt 15.24 “ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Jo 1. 11-12  Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.Mas, a todos quantos  o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;”
Gn 12.3 “E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.”
Temos ouvido muitos pregadores dizendo “ Jesus veio para os judeus, mas GRAÇAS  A  DEUS que os judeus não receberam, por isso nós alcançamos a salvação.
Essa afirmação é insustentável  biblicamente falando e tão somente demonstra  o desconhecimento e despreparo dos que assim pregam, limitando o plano de salvação para o mundo.
Entendo que o povo de Israel foi escolhido para através dele , viesse nascer o Salvador do mundo, era incubencia dos  israelitas fazer Deus conhecido em todo mundo, mas infelizmente falharam e por isso Jesus teve que vir e se tornar a benção de todas as nações. Independente da aceitação ou não dos judeus, Jesus viria para restaurar a humanidade perdida e reconduzi-la a Deus.
Is 49.6 “Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.”
Is 15.2 “O SENHOR desnudou o seu santo braço perante os olhos de todas as nações; e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus.”
At 13.47 “Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, A fim de que sejas para salvação até os confins da terra.”

QUEM  DIREITO  A  SALVAÇÃO?  TODOS OS CRÊEM E CONFESSAM  O  SEU  NOME.

Os elementos da Salvação

1.      Graça
Ef  2.8 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.”

Tt 2. 11”Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,”
A graça de Deus aparece 100 vezes no AT  e 200 vezes no NT, sem contar os sinônimos, a graça de Deus é a fonte da salvação, vem do grego charis (favor imerecido; cuidado; ajuda; benevolência), é dom de Deus.

2.      Sangue
Hb  9.22b  “...e sem derramamento de sangue não há remissão.”

                A aplicação do sangue para cobrir pecados tem seu inicio no Éden, quando Deus mata um animal para cobrir a vergonha do homem. Matando um animal e consequetemente derramando seu sangue, para fazer vestes para o homem. Hb 9. 12 “Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.”

3.     
Hb 11.6 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”

                Deus estabelece o plano da salvação , consumado em Jesus, que pelo Espírito Santo convence ao homem, que por meio da fé, possa se apropriar do sangue de Cristo e alcançar a graça de Deus, tornando-se salvo(um filho de Deus.

Em resumo:     A Graça é a fonte da salvação;
                               O Sangue é a base da salvação;
                               A Fé é o meio para se chegar a salvação.

E isso é em suma  falando de uma forma recapsulada pois ainda há inserida nesse contexto: arrependimento; conversão; justificação; adoção; regeneração; santificação; glorificação e muito mais dentro da matéria de Soteriologia em Teologia Básica.

                Venha fazer um curso de teologia conosco na Rua Turibio Pinto de Carvalho, 05 Joemi (subindo direto a rua de onde sai os ônibus para o Terminal Pimentas) – Guarulhos SP.

INFORMAÇÕES  LIGUE:
(11) 6893-4217 (Oi)
(11) 5498-4118(Tim)
           
Pr. Nilton Arruda
Educador Cristão


Nenhum comentário:

Postar um comentário